Laparoscopia

A cirurgia vídeolaparoscópica foi desenvolvida na década de 80 e ganhou grande projeção no cenário mundial. Permite a realização de cirurgias de alta complexidade. São cirurgias realizadas através de 5 pequenas incisões de aproximadamente 1 cm cada uma, utilizando material cirúrgico especial e um sistema vídeo endoscópico constituído de uma microcâmera, processadora de imagem, monitor, gravador e insuflador eletrônico de gás.

O sangramento é praticamente inexistente. O período pós-operatório diminui em 3 vezes. O uso de antibióticos, antiinflamatórios e anestésicos é bem menor. Os riscos de infecção diminuem pela metade, em consequência das pequenas incisões e pelo pouco sangramento. A cirurgia, por não causar grande trauma, diminui em 5 vezes as chances de se formar um tecido novo, no organismo, que às vezes junta órgãos internos que normalmente estão separados. Usualmente, esse tecido se desenvolve em consequência de uma inflamação ou intervenção cirúrgica.

A prostatectomia radical vídeolaparoscópica é segura do ponto de vista oncológico. Oferece todas as condições para a manutenção da continência e torna possível a dissecção segura dos feixes neurovasculares, responsáveis pela função erétil.

As principais vantagens da laparoscopia são:
Oferece amplificação do campo operatório;
Permite melhor visibilização (cerca de 20 vezes mais) e maior definição de todas as estruturas essenciais para cumprirmos nossos objetivos (retirar o tumor e preservar a continência e a potência);
Baixa morbidade;
Menos doloroso;
Deambulação precoce;
Respiração sem dificuldade;
Mínimo trauma deixando praticamente integra a parede abdominal;
Alimentação precoce;
Alta em cerca de 2 a 3 dias;
Retorno às atividades habituais em poucos dias;
A cirurgia por vídeolaparoscopia vem ganhando projeção por seus resultados, pela eficácia na retirada do tumor sem comprometer a qualidade de vida do paciente.

Dr. José Travassos tira dúvidas sobre o câncer de próstata no UOL